topo.jpg

Homens e Não Homens - Saulo Dallago

Homens e Não Homens
Baseado na obra de Plínio Marcos

O espetáculo procura abordar, através de fragmentos retirados de vários textos de Plínio Marcos, a condição humana em situações, por vezes extremas, de miséria, abuso e  opressão.

Para Sabato Magaldi, graças à forma autêntica com que Plínio levanta situações sociais, as figuras da marginalidade pintadas pela ficção se tornam até mesmo românticas, líricas. Nunca, antes dele, um escritor brasileiro teve a preocupação de investigar a verdade sem lentes que as embelezassem, mostrando a platéia esta verdade de forma nua e crua.

Assim, a impressão que temos ao assistir uma montagem de texto de Plínio Marcos é a de estarmos diante de um documento, de uma fatia da própria vida retirada do fluxo contínuo do tempo e colada diante de nós no palco, como se olhássemos pelo buraco da fechadura do submundo e surpreendêssemos um flagrante de intimidade.

Durante nosso processo de trabalho, procuramos, pela via do naturalismo, dar vazão a esta autenticidade presente nos textos de Plínio Marcos, aproximando sua linguagem da linguagem falada nos presentes dias, e tentando manter a crueza de seu texto, os “erros” explícitos de um português mal falado, transmitindo uma sensação de realidade que nos transporta de imediato aos ambientes suburbanos por ele descritos.

Tal como pedaços da própria realidade social brasileira, a montagem é composta por fragmentos que denotam a opressão em suas mais variadas formas e, além de trechos de peças, também nos utilizamos da adaptação de contos do autor, contos estes que primam pelas mesmas características de seus dramas, trazendo personagens que compõem a vasta galeria de homens e não homens presentes em sua obra.
 

FICHA TÉCNICA
Homens e Não Homens
Baseado na obra de Plínio Marcos
Direção: Saulo Dallago

Preparadora de Atores: Júlia Pascali

Elenco: Allan Santana, Andre Siqueira, Barbara Vilela, Bruno Ponciano, Carlos Afonso Rabelo, Clégis de Assis, Ilka Portela, Marcus Pantaleão, Marina Lopes, Mônica Poli, Nayara Santos e Theresa Pantaleão.

Ator Convidado: Allan Lourenço

Duração: 90 minutos