Passarinhos do Cerrado

Os Passarinhos do Cerrado encerrarão a noite de quarta-feira do FUGA 3, dia 08/12, com um show no Martim Cererê. Entrada franca!

PASSARINHOS DO CERRADO

Criado em 2006 a partir do encontro de seis jovens músicos goianos, o Grupo Passarinhos do Cerrado traz uma proposta musical baseada no estudo da cultura popular brasileira, tendo como referência as manifestações nordestinas e do centro-oeste do país.

Fazendo parte do cenário cultural goiano, o Grupo envereda pelo universo das raízes brasileiras através do Coco, compondo poesias, melodias e arranjos que misturam o ritmo nordestino, à realidade goiana presente nas letras, passando por algumas manifestações artísticas regionais, como a catira, aproximando manifestações culturais regionalizadas numa musicalidade cantada com a suavidade da alma.

O show, predominantemente de músicas autorais, convida o público a pisar forte, como na dança do coco, ouvindo canções que tratam desde antiga Vila Boa, à devastação do cerrado, passando pelos costumes e tradições goianas. E finalizando o show, cirandas unem o público numa grande roda.

Através da Lei de Incentivo a Cultura, da Secretaria de Cultura de Goiânia, o Grupo desenvolve também um grandioso trabalho com apresentação do espetáculo “A peleja da menina que caiu em conversa de passarinho” nas escolas da Rede Municipal, compreendendo educação e cultura como elementos indissociáveis e de grande relevância para a formação de sujeitos críticos e autônomos, conhecedores dos elementos de nossa cultura.

Partindo da valorização dos ritmos brasileiros, o grupo promete uma viagem por nossas tradições musicais transpondo limites territoriais e aproximando culturas e manifestações peculiares de cada região de nosso país.