topo.jpg

Mostra de Dança

 MOSTRA DE DANÇA FUGA 4

 

·         Projeto de Extensão: Grupo Experimental em Dança, Arte e Educação (Coordenação: Profa. Ms. Marlini Dornelles de Lima)

 

Coreografia: Simplesmente Eixo

 O cenário da cidade nos leva a refletir sobre vários aspectos da vida cotidiana, de tal forma o Grupo Experimental em Dança, Arte e Educação traz o processo de investigação coreográfica “ Simplesmente Eixo” que se instaura na reflexão entre o Eixo - Corporal e o Eixo – Anhanguera (transporte coletivo da cidade de Goiânia), entre o individual e o coletivo, entre o social e o urbano, entre o desequilíbrio e o próprio “eixo”, sobre questões da contemporaneidade diante das angústias e desafios diários com a urbanidade. Eixos que cortam o corpo e ligam as cidades, que diminuem espaços, aceleram o tempo, desconectam e conectam cotidianos e pessoas, público e privado, o espaço urbano e a arte.

 

Ficha Técnica:

Coordenação do Projeto: Marlini de Lima

Concepção e pesquisa coreográfica: Marlini de Lima, Warla Giany Paiva, Marcus Vinícius Nascimento Silva.

 

Criadores-intérpretes: Marcus Vinícius Nascimento Silva, Marlini de Lima, MarceloGaldino, Sara Caroliny M. Moraes Lima, Suzianny dos Santos Souza, Warla Giany Paiva, Idayany Araujo Cardoso, Gabriel Gonçalves e Marcelo Galdino.

 

 

 

 

  • Ecografia

     

    Um investigação coreográfica que parte da presença de um corpo dentro de outro corpo.
    as transformações e imaginações que envolvem o processo de gerar uma vida, explorando o que está na superfície da pele e o que escapa aos olhos e ultrassons (ou ecografias). 
    uma ecografia subjetiva, de múltiplas e caóticas sensações.

 

Criação e performance: Ana Reis


     


·         Projeto de Extensão: Núcleo de Dança Coletivo 22. (Coordenação: Profa. Dra. Renata de Lima Silva)

 

Coreografia: “DESEJO... MAS NÃO QUERO”

Na teoria psicanalítica o Superego é uma das três estruturas do aparelho psíquico, a parte moral da mente humana que representa os valores da sociedade, exercendo uma clara função de inibidor e censurador de impulsos e desejos que atentem contra a ordem social. Por outro lado, o Id é formado de pulsões, instintos e impulsos atendendo o domínio do prazer.

No experimento cênico Desejo... Mas não quero! , explora-se por meio de qualidades de movimento e do contato físico a tensão entre o Superego e o Id, entre o desejo e a moral, onde a fantasia é aniquilada pela consciência.

 

FICHA TÉCNICA

Concepção e criação: Renata Lima

Interpretação: Marlini Dorneles e Sara Moraes

Iluminação: Newton Armani

Foto: Audinã Abreu

 

 

 

 


 

 

 

·         Coreografia: Corpo Infame

Trata-se de parte (em processo) de um projeto maior “Que se passa, Homem?” desenvolvido pelos professores, do Curso de Licenciatura em Dança – UFG, Alexandre Ferreira e Márcio Pizarro.  Corpo Infame traz experiências de um corpo distribuído e multiplicado na ordem do sexo, da sexuação e das sexualidades. De um lado, sexo anatômico, gonadal e genético. Mas de outro sexo cultural e político. De um lado, um sexo que atua num corpo que configura a anatomia do ser homem. Do outro aquele que configura a diversa experiência da masculinade. Tal corpo vem impregnado de histórias e estórias que o fazem percorrer caminhos híbridos diante da vida. Tais manifestações se traduzem em desejos e frustrações inerentes ao ser-humano, que deixam marcas incrustadas nos ossos, carne e pele. Corpo Infame brinca com as poéticas existentes nesse turbilhão de sensações que irão tornar-se materialidades no sujeito,podendo ser a qualquer instante e em qualquer homo-sapiens.

 

Ficha Técnica

Direção (regência): Márcio Pizarro Noronha

Assistente de Direção : Elisa Abrão

Intérprete-Criador: Alexandre Ferreira

Ambiência, arquitetura de ambiência: Marcio Pizarro

Ambiência sonora: Márcio Pizarro

Corpo de luz: Renata Lima

Concepção de Luz: Alexandre Ferreira, Márcio Pizarro e Renata Lima

Concepção de vestíveis e próteses: Alexandre Ferreira, Audinã Abreu, Márcio Pizarro

Foto: Audinã Abreu

 

 


 

·         Coreografia: Passagem

 

Processo de criação que surge a partir de elementos sonoros, simbólicos e matrizes de movimentos de manifestações populares de marcada influência negra que tem como importante motivação a relação com o sagrado.

Um caminho, uma trilha ou passagem  é mesmo um convite à mobilidade, apesar de mudo e aparentemente estático, incita o mover-se, o transitar, o sair do lugar, à passagem...  PASSAGEM e de convite para um fluxo de ação que passa por e em nós, transformando-nos e transformando-se em uma passagem da experiência estética.  

 

Ficha Técnica:

Concepção, Criação e Interpretação: Renata Lima (Núcleo de Dança Coletivo 22)

Músico: Diego Amaral

 


 

 

·         Performance: Cortejo

 

O Grupo de Estudo em Música e Cultura Popular e o projeto de extensão Núcleo de Dança Coletivo 22, ambos coordenados pela Profa. Dra. Renata de Lima Silva, encontram-se para realização de um cortejo dramático que conjuga a estudo do movimento expressivo a partir de  ações relacionadas ao universo do trabalho, inspiradas em imagens de Pedro Martinelli e em canções de manifestações populares brasileira de cunho religioso.

 

FICHA TÉCNICA

Concepção: Renata Lima

Criação e Interpretação:          Cláudia Barreto

Lorena Fonte

Marlini Dorneles

Noel Carvalho

Renata Lima

Rosirene Campello

Vinicius Bolivar

Juliana Alves

 

   

 

 

 

 

Voltar para Página Principal