Mostra de Dança
MOSTRA DE DANÇA FUGA 4
· Projeto de Extensão: Grupo Experimental em Dança, Arte e Educação (Coordenação: Profa. Ms. Marlini Dornelles de Lima)
Coreografia: Simplesmente Eixo
O cenário da cidade nos leva a refletir sobre vários aspectos da vida cotidiana, de tal forma o Grupo Experimental em Dança, Arte e Educação traz o processo de investigação coreográfica “ Simplesmente Eixo” que se instaura na reflexão entre o Eixo - Corporal e o Eixo – Anhanguera (transporte coletivo da cidade de Goiânia), entre o individual e o coletivo, entre o social e o urbano, entre o desequilíbrio e o próprio “eixo”, sobre questões da contemporaneidade diante das angústias e desafios diários com a urbanidade. Eixos que cortam o corpo e ligam as cidades, que diminuem espaços, aceleram o tempo, desconectam e conectam cotidianos e pessoas, público e privado, o espaço urbano e a arte.
Ficha Técnica:
Coordenação do Projeto: Marlini de Lima
Concepção e pesquisa coreográfica: Marlini de Lima, Warla Giany Paiva, Marcus Vinícius Nascimento Silva.
Criadores-intérpretes: Marcus Vinícius Nascimento Silva, Marlini de Lima, MarceloGaldino, Sara Caroliny M. Moraes Lima, Suzianny dos Santos Souza, Warla Giany Paiva, Idayany Araujo Cardoso, Gabriel Gonçalves e Marcelo Galdino.
-
Ecografia
as transformações e imaginações que envolvem o processo de gerar uma vida, explorando o que está na superfície da pele e o que escapa aos olhos e ultrassons (ou ecografias).
uma ecografia subjetiva, de múltiplas e caóticas sensações.
Criação e performance: Ana Reis
· Projeto de Extensão: Núcleo de Dança Coletivo 22. (Coordenação: Profa. Dra. Renata de Lima Silva)
Coreografia: “DESEJO... MAS NÃO QUERO”
Na teoria psicanalítica o Superego é uma das três estruturas do aparelho psíquico, a parte moral da mente humana que representa os valores da sociedade, exercendo uma clara função de inibidor e censurador de impulsos e desejos que atentem contra a ordem social. Por outro lado, o Id é formado de pulsões, instintos e impulsos atendendo o domínio do prazer.
No experimento cênico Desejo... Mas não quero! , explora-se por meio de qualidades de movimento e do contato físico a tensão entre o Superego e o Id, entre o desejo e a moral, onde a fantasia é aniquilada pela consciência.
FICHA TÉCNICA
Concepção e criação: Renata Lima
Interpretação: Marlini Dorneles e Sara Moraes
Iluminação: Newton Armani
Foto: Audinã Abreu
· Coreografia: Corpo Infame
Trata-se de parte (em processo) de um projeto maior “Que se passa, Homem?” desenvolvido pelos professores, do Curso de Licenciatura em Dança – UFG, Alexandre Ferreira e Márcio Pizarro. Corpo Infame traz experiências de um corpo distribuído e multiplicado na ordem do sexo, da sexuação e das sexualidades. De um lado, sexo anatômico, gonadal e genético. Mas de outro sexo cultural e político. De um lado, um sexo que atua num corpo que configura a anatomia do ser homem. Do outro aquele que configura a diversa experiência da masculinade. Tal corpo vem impregnado de histórias e estórias que o fazem percorrer caminhos híbridos diante da vida. Tais manifestações se traduzem em desejos e frustrações inerentes ao ser-humano, que deixam marcas incrustadas nos ossos, carne e pele. Corpo Infame brinca com as poéticas existentes nesse turbilhão de sensações que irão tornar-se materialidades no sujeito,podendo ser a qualquer instante e em qualquer homo-sapiens.
Ficha Técnica
Direção (regência): Márcio Pizarro Noronha
Assistente de Direção : Elisa Abrão
Intérprete-Criador: Alexandre Ferreira
Ambiência, arquitetura de ambiência: Marcio Pizarro
Ambiência sonora: Márcio Pizarro
Corpo de luz: Renata Lima
Concepção de Luz: Alexandre Ferreira, Márcio Pizarro e Renata Lima
Concepção de vestíveis e próteses: Alexandre Ferreira, Audinã Abreu, Márcio Pizarro
Foto: Audinã Abreu
· Coreografia: Passagem
Processo de criação que surge a partir de elementos sonoros, simbólicos e matrizes de movimentos de manifestações populares de marcada influência negra que tem como importante motivação a relação com o sagrado.
Um caminho, uma trilha ou passagem é mesmo um convite à mobilidade, apesar de mudo e aparentemente estático, incita o mover-se, o transitar, o sair do lugar, à passagem... PASSAGEM e de convite para um fluxo de ação que passa por e em nós, transformando-nos e transformando-se em uma passagem da experiência estética.
Ficha Técnica:
Concepção, Criação e Interpretação: Renata Lima (Núcleo de Dança Coletivo 22)
Músico: Diego Amaral
· Performance: Cortejo
O Grupo de Estudo em Música e Cultura Popular e o projeto de extensão Núcleo de Dança Coletivo 22, ambos coordenados pela Profa. Dra. Renata de Lima Silva, encontram-se para realização de um cortejo dramático que conjuga a estudo do movimento expressivo a partir de ações relacionadas ao universo do trabalho, inspiradas em imagens de Pedro Martinelli e em canções de manifestações populares brasileira de cunho religioso.
FICHA TÉCNICA
Concepção: Renata Lima
Criação e Interpretação: Cláudia Barreto
Lorena Fonte
Marlini Dorneles
Noel Carvalho
Renata Lima
Rosirene Campello
Vinicius Bolivar
Juliana Alves