Imprensa release fuga 4

FUGA 4 - Multiculturalismo
IV Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás

17/novembro a 01/dezembro de 2011

Com o tema “multiculturalismo”, o IV Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás – FUGA 4, será realizado de 17 de novembro a 01 de dezembro de 2011. Com duração de quinze dias, reúne repertórios e linguagens diversas em apresentações artísticas produzidas em Goiânia (GO), Brasília (GO), Salvador (BA) e Campinas (SP).  Nesta quarta edição, além da multiplicidade de linguagens, o evento vincula sua realização à diversidade de espaços espalhados pela capital goiana, nos quais serão realizadas suas atividades: Teatro Goiânia Ouro, Oficina Cultural Geppetto, Teatro Zabriskie, Centro Cultural UFG, Teatro da EMAC, Laboratório de Artes Cênicas e salas de dança da FEF. Debates, palestras e oficinas completam a programação.  A entrada será gratuita para quase todos os dias do festival, com exceção apenas para o dia 19 de novembro, no qual ocorrerá a tradicional pizzada do GEPPETTO, com meia entrada para os participantes do festival, estudantes de artes cênicas, dança e direção de arte. Apesar da entrada franca, o festival está recebendo doações de alimento não perecível na Secretaria da EMAC e nos locais de realização de cada apresentação, para fins de doação a entidades filantrópicas.

O FUGA é um festival cênico produzido pelo Projeto Universidade em Cena, da Escola de Música e Artes Cênicas, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da Universidade Federal de Goiás, e este ano recebe amparo da Lei de Incentivo à Cultura, da Prefeitura Municipal de Goiânia. Conta ainda com apoio institucional da Faculdade de Educação Física – FEF/UFG, FUNAPE, Centro Cultural Goiânia Ouro, Teatro Zabriskie e Oficina Cultural GEPPETTO. O evento será realizado através do trabalho colaborativo entre professores, estudantes e funcionários dos cursos de Artes Cênicas (presencial e EaD), Direção de Arte e Dança da UFG, estabelecendo vínculo com outras instituições de ensino em Artes Cênicas: Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Universidade Federal da Bahia – UFBA, Universidade de Brasília – UnB e Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, da Secretária de Educação de Goiás. O festival pode ser definido como uma experiência cênica que cumpre dupla função: a de abrigar o resultado artístico de atividades acadêmicas de artes cênicas, direção de arte e dança, produzida no âmbito da formação superior e profissionalizante, e a de ser ocasião de abertura da universidade para artistas sem formação acadêmica, para os espectadores de teatro, dança e performance e para a comunidade goiana, de maneira geral.

O FUGA 4 debaterá o tema do multiculturalismo, a partir de seu contexto artístico específico, enquanto elo de ligação que possibilita formas de diálogo e conflito entre arte, universidade e sociedade. Desta forma, ele permitirá reflexões que questionem a abertura da academia ao pluralismo cultural, vigente na cena contemporânea, considerando a diversidade como recurso de força e potência para a arte e a educação. Assumindo perspectivas variadas, o tema do multiculturalismo também contribui para discutir as relações de complementaridade entre arte e vida, além do caráter engajado e intervencionista que as políticas culturais podem assumir, definindo a experiência social do artista, sua origem e pertencimento.  Esta perspectiva aberta se reflete na produção artística como pluralismo de formas, renovação de procedimentos e hibridismo cultural. O multiculturalismo surgiu a partir de movimentos de direitos civis de grupos minoritários, nos anos sessenta, e também devido à necessidade de responder à diversidade cultural produzida pela imigração do pós-guerra. Nosso convívio com a presença de expressões de diferentes universos culturais, assim como manifestações das culturas populares e eruditas, da arte e da ciência, do artesanato e da microeletrônica, e das distintas formas de comunicação de massa, forma um verdadeiro labirinto no qual são tecidas as formas de se produzir cultura.

O evento foi criado em 2007, tendo em vista os anseios advindos de estudantes, artistas, professores e funcionários de artes cênicas, por um tempo-espaço para a apresentação do resultado de estudos e pesquisas voltados para a produção cênica. Estes resultados artísticos são oriundos tanto de disciplinas e pesquisas formais, quanto de experiências estudantis livres. Ao longo dos anos, o FUGA tornou-se uma das principais datas do calendário das Artes da Cena no estado, congregando competências acadêmicas e artísticas vinculadas aos cursos de Artes Cênicas, Dança e Direção de Arte, da UFG, e de outras instituições de formação em artes cênicas em todo o país. A primeira edição do festival, realizada em 2007, funcionou como plano piloto, sendo divulgada pelo próprio nome do projeto UNIVERSIDADE EM CENA, e posteriormente batizada pelo codinome FUGA ZERO. A cada ano, o FUGA vem crescendo em dimensão e  importância, abrindo espaço para um tipo específico de reflexão, fruição e formação artística, diretamente ligada ao ensino, pesquisa e extensão universitária.

Serviço:
FUGA 4 – Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás

Endereços dos locais de apresentação:

Teatro Goiânia Ouro
Rua 3, esquina com rua 09, nº 1016, Galeria Ouro
Centro – Goiânia/GO

Centro Cultural UFG
Av. Universitária, 1533, Praça Universitária
Setor Universitário – Goiânia/GO

Oficina Cultural Geppetto
Rua 1013 Qd.39 Lt.11 n.467
Setor Pedro Ludovico – Goiânia/GO