Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
topo.jpg

FUGA Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás

Atualizado em 19/11/14 09:25.

FUGA – Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás

 
            O FUGA – Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás, é um festival cênico produzido pelo Projeto Universidade em Cena, Escola de Música e Artes Cênicas e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, através do trabalho colaborativo entre professores, estudantes e funcionários dos cursos de Artes Cênicas e Direção e Produção de Arte, da Universidade Federal de Goiás – UFG.

             Foi criado em 2007, pelo desejo dos estudantes e professores de artes cênicas de criar um tempo-espaço para a apresentação dos resultados anuais das disciplinas de Oficina do Espetáculo. Ao longo dos anos, o FUGA tornou-se a principal data do calendário acadêmico do curso de Artes Cênicas, funcionando ao mesmo tempo como encerramento de atividades letivas e oportunidade para congraçamento e interação com a comunidade artística. Realizada com muita vontade mas poucas condições, a primeira edição do festival, em 2007, foi divulgada pelo nome do próprio projeto Universidade em Cena, sendo posteriormente batizada de FUGA ZERO. Por esta razão, o FUGA 3 constitui, na realidade, a quarta edição do festival, cujo marco zero ocorreu há quatro anos.

             O FUGA cumpre dupla função: a de ser instrumento pedagógico destinado à conclusão das atividades acadêmicas de artes cênicas, as quais dependem da presença do espectador para serem levadas a termo; e a de ser ocasião de abertura da universidade para os artistas locais, os espectadores de teatro, dança e performance e para a comunidade goiana, de maneira geral.

             A cada ano, o FUGA vem crescendo em dimensão e  importância, especialmente pelo fato de se caracterizar como um festival com identidade muito bem definida, abrindo espaço para um tipo específico de reflexão, fruição e formação artística, diretamente ligada ao ensino, pesquisa e extensão universitária. Com essa iniciativa, oferecemos ao calendário cultural da cidade um evento singular, de grande relevância para o desenvolvimento e amadurecimento artístico do estado.

Listar Todas Voltar