Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
topo.jpg

Oficinas FUGA 4

 Oficina "Gestual do Sensível", 

com Armand Angibaud 

 

É uma expressão gestual ligada à percepção do movimento sensorial. Uma das primeiras condições de treinamento obedece à lei de uma lentidão fluídica e global. Não é uma ginástica, mas uma gestual prazerosa que permite a ligação corpo-alma, em relação à percepção do Sensível. Dr. D. Bois, ao criar o gestual do Sensível, estabeleceu um novo paradigma, e assim, o movimento gestual se torna uma expressão do si profundo em relação ao Ser. Dentro da dinâmica sensorial, que pode ser explorada em posição sentada, deitada ou em pé, duas orientações são possíveis:

Expressão Estruturada

Busca a construção fisiológica do corpo, através de duas ferramentas: esquemas associativos e movimento codificado.

Os esquemas associativos reorganizam a coerência fisiológica do corpo por meio dos eixos e planos da biomecânica sensorial.

 

O movimento codificado, constituído de 400 sequências de aprendizagem e de evolução do movimento, permite a exploração de todas as possibilidades fisiológicas do corpo no espaço, no ritmo e na intensidade.

Expressão Livre

É uma dança livre e autêntica do Ser que quer se expressar através do corpo orgânico, na escuta do impulso do movimento interno, do pré-movimento sensorial e da evolução da intensidade rítmica.

 

 

Dia: 24 e 25 de Novembro, das 09hs às 12hs
Local: Sala 08, Emac Praça Universitária

Download Ficha de Inscrição  (enviar ficha preenchida e currículo para o email ufg.fuga@gmail.com)
 
Inscrição Gratuita
20 Vagas
 
Até  15 de Novembro.

 

 

Workshop - "Nelson na Boa, 120 anos de molecagem"
com Veronica Fabrini


Em 2012, a Boa Companhia comemora 20 anos de existência e, junto com todos os amantes do bom teatro, comemora também os 100 anos do nascimento de Nelson Rodrigues (23/08/1912).
Neste breve workshop serão experimentados os princípios que norteiam o fazer artístico da Boa Companhia: o ator como foco gerador da cena; o cuidado com a construção de uma dramaturgia corporal quase coreográfica; o trabalho vocal apoiado tanto na sensibilidade do atuante quanto no tratamento musical da voz e uma atuação performativa, priorizando a presença, usando para isso pequenos trechos das três diferentes fases da dramaturgia do autor.
 
Os trechos selecionados para a oficina serão das seguintes obras: “Mulher sem pecado”, “Dorotéia” e “A Falecida”.
 
Dia: 30 de Novembro, das 14hs às 18hs
Local: Sala 08, Emac Praça Universitária
Duração: 4 horas
Público alvo: atores e estudantes de artes cênicas
Download Ficha de Inscrição  (enviar ficha preenchida e currículo para o email ufg.fuga@gmail.com)
 
Inscrição Gratuita
30 vagas
 
Até  15 de Novembro.
 

 

 

 

Processo de criação em dança a partir da corporalidade do Cavalo Marinho

Com Carolina Laranjeira

 

A fim de compartilhar, de forma prática, o processo de criação da peça coreográfica Cordões, a oficina propõe um trabalho investigativo e criativo em dança a partir da vivência com as dinâmicas corporais da brincadeira do Cavalo Marinho (folguedo da Zona da Mata Norte de Pernambuco). Os princípios técnico-poéticos vindos da corporalidade da brincadeira servem como disparadores para a exploração de movimentos e estados corporais dentro de uma perspectiva pessoal ou jogos coletivos. A oficina é destinada ao público com experiência em Dança ou Teatro e interessados em processos criativos pautados no diálogo com danças das culturas populares.

 

Carga horária: 3h

Dia : 17 de Novembro, das 09:00 às 11:40

Local: Faculdade de Dança (FEF, campus II da UFG)

Download Ficha de Inscrição  (enviar ficha preenchida e currículo para o email ufg.fuga@gmail.com)

Anexar Currículo.

Inscrição gratuita.

10 vagas

Até  15 de Novembro.

 

Iluminação - Princípios Criativos

Com Eduardo Albergaria


 

A oficina começará com uma breve explanação dos elementos básicos da iluminação cênica, tais como: tipos de refletores, princípios de afinação, ângulos de incidência e princípios de cor. Em seguida iremos discutir a utilização destes elementos na criação de uma dramaturgia da luz para a cena. O público alvo é de atores, dançarinos, diretores, técnicos iniciantes e artistas interessados no tema.

 

Carga horária: 3h

 

Dia : 18 de Novembro, período matutino

Local: a definir

Download Ficha de Inscrição  (enviar ficha preenchida para o email ufg.fuga@gmail.com)

 

Inscrição gratuita.


Até  15 de Novembro.

 

 

Voltar para Página Principal

 

 

 

Listar Todas Voltar